Temporada do Clube de Regatas do Flamengo de 2024

Clube de Regatas do Flamengo
Temporada 2024
Temporada do Clube de Regatas do Flamengo de 2024
Treinador Filipe Luís
Presidente Rodolfo Landim
Federação FERJ
Confederação CBF
Patrocínio
Material Adidas
Posição final
Jogos 61 (36 vitórias, 13 empates, 12 derrotas)
Saldo de gols 54 (95 gols marcados e 41 gols sofridos)
Artilheiro Pedro (32 gols)
Cartões 112 Penalizado com cartão amarelo (1,8 por partida) • 4 Expulso (0,1 por partida)
◄◄ Rio de Janeiro 2023 Futebol 2025 Rio de Janeiro ►►

O Clube de Regatas do Flamengo, em 2024 está disputando o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Disputou a Copa Libertadores da América, a partir da fase de grupos, em função de ter sido o 4.º colocado Campeonato Brasileiro de 2023, o Campeonato Carioca e a Taça Guanabara — que como nas últimas edições, foi o turno único do Carioca — conquistando ambos de forma invicta, a FC Series e uma partida amistosa.

A estreia na temporada foi na partida válida pela Taça Guanabara — fase classificatória do Campeonato Carioca — em 17 de janeiro, na Arena das Dunas, em Natal, contra o Audax Rio e vitória por 4–0. Após 11 rodadas, conquistou o título invicto da Taça Guanabara derrotando o Madureira, por 3 a 0, com 27 pontos em oito vitórias, três empates e nenhuma derrota, marcado 23 gols e sofrendo apenas um. As semifinais do Campeonato aconteceram em 9 e 17 de março, no Maracanã, contra o Fluminense, vitória por 2–0 e empate em 0–0. Nas finais do Campeonato, contra o Nova Iguaçu, duas vitórias por 3–0 e 1–0. Assim, conquistou ambas de forma invicta.

Ainda durante o Campeonato Carioca, viajou para os Estados Unidos, onde disputou uma partida amistosa contra o Philadelphia Union, no Al Lang Stadium, em São Petersburgo, em 21 de janeiro, no confronto intitulado "To Inspire Future Generations" — vitória por 2–0 — e a FC Series contra o Orlando City, em 27 de janeiro, no Exploria Stadium, em Orlando — empate em 1–1.[1][2][3]

A estreia na Copa Libertadores aconteceu, em 2 de abril, contra o Millonarios, da Colômbia, no estádio El Campín, em Bogotá, pelo grupo E da fase de grupos, com empate em 1–1. Ao final das seis rodadas: 10 pontos em três vitórias, um empate, duas derrotas com 11 gols marcados, quatro gols sofridos, saldo de sete gols e segunda colocação no grupo, liderado pelo Bolívar com 13 pontos e classificação para as oitavas de final. Após o sorteio para as fases finais, enfrenta novamente o Bolívar, nas oitavas de final. A primeira partida no Maracanã — vitória por 2–0 — e a segunda, em La Paz, na Bolívia — derrota por 1–0. Com o resultado agregado de 2–1, classificação para as quartas de final contra o Peñarol, do Uruguai. Na primeira partida, no Maracanã, derrota por 1–0. Na partida de volta, em Montevidéu, empate em 0–0 e a eliminação na competição.

No Campeonato Brasileiro a estreia foi contra o Atlético Goianiense, fora de casa e vitória por 2–1. Após seis rodadas: três vitórias, dois empates, uma derrota, sete gols marcados, cinco gols sofridos, saldo de dois gols e terceiro lugar na competição. As duas rodadas seguintes foram suspensas, em função das enchentes no Rio Grande do Sul. Após o retorno do Campeonato, em partida contra o Vasco da Gama, goleada por 6–1 e a liderança na competição, o que se manteve até a 15.ª rodada — exceto na 9.ª rodada, após o empate com o Athletico Paranaense. Ao final do primeiro turno, mesmo com a partida contra o Internacional, válida pela 17.ª rodada adiada, terminou no segundo lugar com 37 pontos, 11 vitórias, quatro empates, três derrotas, 32 gols marcados, 19 gols sofridos e saldo de 13 gols.

A estreia na Copa do Brasil aconteceu no feriado de 1 de maio, contra o Amazonas, no Maracanã, vitória de 1–0 com gol de Pedro. A partida de volta, em 22 de maio, aconteceu na Arena da Amazônia, em Manaus e nova vitória por 1–0, classificando o clube para as oitavas de final da competição. Após o sorteio das oitavas de final, o Rubro-Negro enfrentou o Palmeiras, sendo a primeira partida no Maracanã — vitória por 2–0 — e a segunda, no Allianz Parque — derrota por 1–0 — e resultado agregado 2–1, classificando-se, assim, para as quartas de final, contra o Bahia. Foram duas vitórias por 1–0, tanto em Salvador quanto no Rio de Janeiro e classificação para as semifinais, contra o Corinthians.

Durante a temporada, disputou 61 partidas, sendo 36 vitórias, 13 empates e 12 derrotas, com desempenho de 66,1 por cento. Marcou 95 gols e sofreu 41, ficando com saldo de 54 gols.

O artilheiro da temporada é o atacante Pedro com 32 gols. Seguido por Bruno Henrique e De Arrascaeta com oito gols cada. Everton e Luiz Araújo tem seis gols cada e Gabi, Gerson e Leo Pereira, quatro gols cada. Ayrton Lucas tem três gols. Carlinhos, David Luiz e De la Cruz tem dois gols cada. Nove futebolistas marcaram um gol cada. Também ocorreram três gols contra a favor do clube.

Na parte disciplinar, são 116 cartões, sendo quatro vermelhos — Alcaraz, Bruno Henrique, Carlinhos e Thiaguinho — e 112 amarelos: Erick com 14 cartões, Allan com nove cartões, Luiz Araújo com sete cartões, Bruno Henrique, David Luiz, De la Cruz e Léo Pereira com seis cartões cada, um jogador com cinco cartões, seis jogadores com quatro cartões cada, dois jogadores com três cartões cada, cinco jogadores com dois cartões cada e sete jogadores com um cartão cada. Na comissão técnica, o ex-treinador Tite tem cinco cartões amarelos e o ex-auxiliar técnico Matheus Rizzi Bachi tem um cartão amarelo.

  1. «Organização de torneio anuncia jogo entre Flamengo e Orlando City nos Estados Unidos». ge. 7 de dezembro de 2023. Consultado em 8 de dezembro de 2023 
  2. «Amistoso Orlando City x Flamengo nos Estados Unidos muda de estádio; veja fotos do local». ge. 11 de dezembro de 2023. Consultado em 12 de dezembro de 2023 
  3. «Flamengo e Philadelphia Union anunciam amistoso para inspirar futuras gerações». FC Series. 9 de janeiro de 2024. Consultado em 13 de janeiro de 2024 

Developed by StudentB